quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Protesto contra a demolição do Edifício Caiçara

Sábado, 24 de setembro,
em frente ao Caiçara.







A fachada
do Caiçara.










Dona Lídia,
moradora
do único
apartamento
que ainda
não foi vendido
à construtora
que pretende
erguer uma
torre de 30
andares no
lugar.







O Movimento SALVE O CAIÇARA convida você a participar do protesto contra a demolição do antigo edifício Caiçara.

O protesto acontecerá neste sábado, 24 de setembro, a partir das 14h em frente ao prédio, o número 888 da Av. Boa viagem, bem perto do cruzamento com a rua Tomé Gibson (rua do Aeroclube), na beira mar do Pina / Boa Viagem. Próximo as quadras onde vai acontecer um torneio internacional de tênis.

O protesto tem a finalidade de chamar a atenção do maior número possível de pessoas e sensibilizar a população em relação ao problema social em que se transformou a especulação imobiliária sem critérios e sem respeito ao meio ambiente, a memória e a cultura da cidade.
Queremos chamar atenção também dos poderes públicos, que no nosso entender deveriam estabelecer novos parâmetros para o crescimento urbano na nossa cidade.



Saiba mais:

1.
Histórico do Movimento


O MOVIMENTO SALVE O CAIÇARA surgiu depois que uma notícia sobre a possível demolição do prédio foi divulgada na imprensa local e rapidamente se espalhou pela rede social Facebook. Um grupo de internautas preocupados com a cultura e a preservação do nosso patrimônio logo se organizou e resolveu criar uma página naquela rede, para trocar idéias planejar ações para tentar
o tombamento deste e de outro prédio (o OCEANIA), remanescentes de uma arquitetura e de um estilo de moradia que já fez parte do cotidiano dos pernambucanos.

O Caiçara foi construído em 1942 pelo médico e empreendedor Waldemir Miranda que homenageou sua cidade natal no nome do edifício.
Tem 3 pavimentos (térreo e mais dois andares), com 6 charmosos apartamentos (dois por andar) de 147 metros quadrados e ainda possui ampla área nos fundos com 6 garagens com portas individuais e um andar sobre cada uma delas, provavelmente usado como moradia de funcionários, no passado.

Uma construtora já adquiriu 5 dos 6 apartamentos e pretende construir uma torre de 30 andares em seu lugar, apagando para sempre um pedaço da memória da paisagem urbana que ainda resta daquele local.

Visitamos o prédio ontem, onde fomos muito bem recebidos pela moradora do único apartamento que ainda não foi adquirido pela construtora. A simpática dona Lidia nos convidou gentilmente a conhecer as dependências do seu apartamento e do prédio. Ele se diz muito satisfeita em morar lá, e disposta a permanecer, caso o prédio seja tombado.


2.
Ação


Temos um abaixo assinado que já conta com mais de mil assinaturas (clique aqui para assinar) que será entregue ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

O grupo também está prestes a encaminhar através das vias legais, um pedido de tombamento e preservação permanente do prédio.


3.
Sua participação é importante!



Junte-se a nós e SALVE O CAIÇARA! Salve a nossa cidade.



Clique aqui e assine a petição contra a demolição do Caiçara.


Clique aqui para participar do grupo no Facebook.


Clique aqui para ver a matéria publicada em 4 de setembro de 2011
no Jornal do Commercio e aqui, se preferir ler o texto "on line",
no site do Sinduncom/PE.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário